Um dos temas bem importantes em Bleach é o fato de que Hollows, as almas inquietas e vazias dos mortos , não podem ter um final feliz, segundo o anime. Hollows são apresentados como monstros que podem devor almas de humanos inocentes, e os Soul Reapers podem matar essas criaturas. Mais adiante, é revelado o quão trágico e infeliz pode ser a vida após a morte de um Hollow.
Durante todo o desenrolar do arco Arrancar, Ichigo e seus aliados e amigos lutam contra muitos Arrancar, poderosos Hollows que conseguiram removeram suas máscaras . Dentro os mais poderosos entre eles são Espada de Sosuke Aizen , os dez Arrancar incrivelmente mais poderosos do Hueco Mundo, o deserto morto. Entre ele podemos encontrar um, o Grimmjow Jaegerjaques, e sua história é perfeitamente simbólica de como a vida Hollow realmente pode ser.
Os detalhes da vida humana de Grimmjow ainda são desconhecidos, mas em algum determinado ponto, ele morreu e se tornou um Hollow normal antes de se tornar tão poderoso. Ele e outros Hollows canibais se fundiram para dar formar um Menos Grande da classe Gillian , porem, a personalidade de Grimmjow era forte o suficiente para sobrepor-se aos demais e assumir o controle de todo o ser. Grimmjow, o Gillian, continuou a devorar outros Hollows, e ele se transformou na próxima classe: um Adjuchas.
Durante esse processo, ele vagou pelo deserto do Hueco Mundo, provavelmente sem se preocupar em visitar o mundo dos vivos, acabou se deparando com uma pequena equipe de Gillians inteligentes. Um deles, um certo D.Roy, desafiou Grimmjow, apenas com o intuito de ser mordido. Impressionados, os Gillians explicaram a sua busca para se tornarem Vasto Lorde-class Menos, e governar todo o Hueco Mundo. Com tudo, eles precisavam de um líder poderoso para realizar esse sonho e decidiram aceitar Grimmjow como esse rei. Sem hesitar, Grimmjow assumiu o papel de líder e perseguiu obstinadamente o sonho de se tornar um Vasto Lorde e governar o Hueco Mundo. Ele zombou de seus companheiros quando seus ânimos caíram, e o capitão Sosuke Aizen os encontrou algum tempo depois disso. Todos eles se tornaram Arrancar, e Grimmjow relutantemente aceitou fazer parte do plano de Aizen. Seu objetivo sempre foi o poder e se tornar um rei, e Aizen tinha acabado de dar a ele. Ou assim ele imaginou.
Grimmjow se sentiu mais forte do que nunca, e ele concentrou esse impulso competitivo em seu desejo de lutar contra os mais fortes Reapers de Almas que ele pudesse encontrar pelo caminho. No início do arco Arrancar, outro Espada chamado Ulquiorra explorou a cidade de Karakura para poder avaliar a força de Ichigo Kurosaki, encontrando um guerreiro bastante poderoso, mas instável, e com um vasto potencial de crescimento. Ansioso para provar todo seu valor, Grimmjow viajou através de uma Garganta para conseguir assassinar Ichigo, e após seu primeiro embate, uma rivalidade amarga surgiu.
Grimmjow voltou mais tarde para lutar novamente contra Ichigo. Mais tarde, enquanto Ichigo e seus amigos e aliados viajavam para o Hueco Mundo para invadir Las Noches ( mas precisamente o palácio de Aizen) e conseguir resgatar Orihime, Grimmjow deu um passo importante para se voltar contra o outro Arrancar e resgatar Orihime para que pudesse ter certeza de que sua batalha final com Ichigo seja muito melhor. Orihime curou um Ichigo mortalmente ferido, e Grimmjow teve então seu duelo final. Porém, perdeu.
Com a cega vontade de se tornar “o rei”, e isso significava derrotar Ichigo para trilhar o caminho para o poder final. Embora Ichigo não fosse um dos especialista em Hollows, ele sabia que a busca de Grimmjow era em vão, porque envolvia Grimmjow matando todos ao seu redor, deixando Grimmjow o rei de absolutamente nada. Na verdade, a vida de um Hollow é uma vida de dor, medo, fome, desespero e infelicidade, uma vez que não há salvação para os Hollow-kind, mesmo se eles realmente vierem a se tornarem o rei de Hueco Mundo, como Barragan fez uma certa vez.
Devido a esses fatos, Grimmjow foi forçado a aceitar esta verdade amarga, e quando apareceu novamente no arco da Guerra de Sangue dos Mil Anos, ele era apenas um andarilho solitário que estava desperadamente em busca de algo significativo para sua vida. Ele relutantemente forneceu ajuda para Ichigo contra o Sternritter, já que ele não aceitava a ideia de seu rival # 1 ser eliminado por qualquer outro grupo. Isso deu em nada, porém, e presumivelmente, Grimmjow voltou a vagar sem rumo após a vitória de Ichigo sobre o Wandenreich. Esta era a dura verdade que Hollows e Arrancar tiveram que aceitar, e Grimmjow também, embora ele nunca admitisse isso. Ele é bastante orgulhoso como o pretensioso rei.